Desburocratização do setor público

05-10

O excesso de burocracia atrapalha as pessoas e as instituições. Mas a gente precisa entender que burocracia em si não é algo ruim, pejorativo, pois a burocracia é a necessidade de formalismo e procedimentos. Na administração pública existem os princípios do formalismo e legalismo, que precisam  ser observados.

A burocracia ruim é aquela em que há excesso de formalismo e procedimentos desnecessários, e nessa eu acho que o Brasil tem muito espaço realmente pra crescer. Muita burocracia foi criada na época do papel que não faz mais sentido. Hoje em dia estamos na época digital, então tem muita coisa que pode ser reduzida, cortada, automatizada, a velocidade pode ser maior. Então, a burocracia que emperra, que atrasa e toma tempo excessivo é preciso ser removida urgente, porque atrapalha o Estado, as pessoas, a economia como um todo. Minha opinião é essa.
Hoje ainda é excessiva, não está no ponto ideal. Mas eu acho que algumas coisas já melhoraram. Muitos órgãos já têm serviços online, nós temos dados abertos, portal de transparência, etc. Acho que muita coisa já foi feita pra encurtar essa burocracia, e acredito que a cada dia que passa tem novas ações e boas práticas que vão surgindo.
Eu creio que nós já estamos nesse caminho, mas podemos chegar em um ponto melhor. E creio que vamos chegar sim.

Volmar Bucco Junior é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Publicações Relacionadas

Conforme o fim da pandemia se avizinha (ou ao menos parece mais crível aos olhares esperançosos), é necessário repensar as consequências mais extensas que…
A tese da “Revisão da Vida Toda”, assunto de mérito, já considerado, de forma unânime, em julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) aguarda…