Gestão pública e nova realidade

Marinez Duarte Morone
Marinez Duarte Morone

Sim, nosso título fala sobre nossa nova realidade. Não podemos descartar que a pandemia mudou os rumos da nossa sociedade.

E com ela a gestão pública passou por um grande desafio, chegar ao limite de sua eficiência. Conversa e discurso raso não colam nos novos tempos vividos!

Por isso cabe aqui o princípio da  Eficiência, que resumidamente designa fazer bem, utilizar adequadamente os recursos organizacionais disponibilizados aos gestores e aos demais trabalhadores. Em outras palavras, a eficiência é sinônimo de utilização racional dos recursos de forma a maximizar a probabilidade de atingir os resultados pré-determinados.

Desde quando surgiu,  a gestão pública, lá na  revolução industrial, quando os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências para gerir os negócios da época nos deixou um legado, ir além. E assim desafiar o que está ali parado, vamos dizer claramente, acomodado.

Por isso, a eficácia da implantação do  princípio da Eficiência. Ele se torna um instrumento que possibilita extrair o sentido pleno, proporcionando a estabilidade e a legitimação de um serviço público moderno e democrático que vem sendo delineado ao longo dos últimos anos em razão do comando constitucional imperativo da eficiência, possibilitando novos caminhos para a Gestão Pública Brasileira.

E o que seria a nova gestão pública?

A Gestão está presente nas mais diversas áreas de atuação das nossas vidas, desde a antiguidade ela já se fazia presente nos grupos através de seus lideres, nas iniciativas privadas, e, é claro, no setor público.

E na atualidade não é diferente, buscamos a todo custo organizarmos nossas vidas da melhor forma possível, ou seja, realizarmos gestão. Sendo assim, podemos afirmar que gestão é um processo de gerenciamento e administração em todos os segmentos da vida, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada, objetivando o crescimento estabelecido pela empresa por meio do esforço humano organizado pelo grupo com metas específicas a serem alcançadas. E quando falamos de metas. Falamos de metas claras, justificadas e publicadas para toda a sociedade ter ciência.

E como ter uma gestão eficiente?

É necessário um conhecimento técnico exato e uma aplicação de modelo e prática administrativa coesa com a administração.

O gestor público, quem administra a gestão, é o grande desafiado pelas mudanças dos últimos tempos. Seu maior desafio e função é fazer a gestão e administração de matérias públicas, de forma transparente e ética, em concordância com as normas legais estipuladas.

Concluímos que a gestão pública  não pode desempenhar suas atividades sem se preocupar com o interesse da coletividade, seu principal desafio é chegar ao limite da eficiência,  possibilitando a comunidade um tratamento com qualidade e sem tantas burocracias.

A eficiência está em consonância com o novo modelo de gestão pública que busca a excelência das suas ações. A sua importância para o cenário social é inestimável, uma vez que um serviço público de qualidade representa a consolidação de um dever dos Estados e Municípios, e de um direito do cidadão brasileiro.

Para tanto, faz se necessário que os gestores públicos tenham em mente o cidadão, pois é em razão deste que eles exercem suas atividades.

Marinez Duarte Morone é graduada em ciências contábeis.

Compartilhe

Publicações Relacionadas

A discussão acerca da Tributação da Herança com foco em um Planejamento Sucessório passou a ser alvo de discussões em todo país, em razão…
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde 18 de setembro de 2020 e tem como objetivo principal proteger o…
Hoje falaremos sobre a importância de um diferencial na advocacia. Você já descobriu o seu? Quem sabe eu possa te ajudar. Vamos lá! É…